Os dois filmes Oliver Twist adaptados do romance de Charles Dickens, o primeiro do diretor David Lean data do ano de 1948, o segundo de 2005 do diretor Roman Polanski, mesmo sendo a mesma história do garoto órfão que vai tentar a sorte na cidade de Londres em pleno século XIX, berço da Revolução Indústrial, onde as condições dos trabalhadores eram as piores possíveis, local que esse proletáriado reinvindica melhores condições de trabalho e melhores salários, onde por conta disso, a própria cultura inglesa e européia se modifica com o surgimento do sistema capitalista. Porém, estas pessoas passaram por uma verdadeira transformação, ou transição, nisso houve um exôdo do campo para as cidades, Londres sofreu um crescimento demográfico enorme, com isso, as condições de vida pioram o que causou a morte de vários pais de famílias por doenças, fome, péssimas condições de trabalho e assassinatos e também claro o número de crianças nascidas aumentaram, e muitas de relações fora do casamento e estas eram deixadas em orfanatos ou simplesmente fugiam para as ruas. É neste cenário conturbado que se passa a história de Oliver Twist.
Aqui vou apenas relatar algumas diferenças nos dois filmes, o primeiro filme do diretor britânico David Lean(Lawrence of Arabia, A Ponte do Rio Kwai, Grandes Esperanças, outra adaptação de Dickens), é infinatamente melhor melhor, sua carga dramatica é mais pesada, atuação dos atores é inquestionavel. Nessa história você passa de fato a torcer pela melhora do personagem Twist.
Falando nisso, o ator mirim John Howard Davies consegue passar todo o sofrimento vivido pelo personagem título, vide a cena do orfanato quando ele pede outro prato da refeição, é simplesmente notável sua interpretação principalmente em comparação com a versão de 2005. E o Fagin do extraordinário ator Alec Guinness(Lawrence of Arabia), é sem comparação. A direção de atores é perfeita, câmeras idem, o diretor Lean consegue captar todas as nuances das cenas, enfim, este sim é filme primoroso e que merece ser visto.
Já a versão do diretor polonês Roman Polanski(O Pianista, O Bebê de Rosemary) é inegavelmente inferior, mesmo com a recriação técnica perfeita da cidade de Londres do século XIX. A escolha do ator Barney Clark para viver o personagem título foi uma terrível escolha, em momento algum do filme torci para ele, de tão ruím é sua atuação, e a dos atores adultos chega a ser caricata demais, Ben Kingsley(Gandhi) ultimamente faz muitas escolhas equivocadas dos seus filmes.
Vejam os filmes e façam as comparações, afinal, os remakes são feitos para isso.
Oliver Twist, 2005. Dirigido: Roman Polanski. Com: Ben Kingsley, Barney Clark, Leanne Rowe, Mark Strong, Jamie Foreman, Harry Eden, Edward Hardwicke.
Oliver Twist, 1948. Dirigido: David Lean. Com: Alec Guinness, John Howard Davies, Robert Newton, Kay Walsh, Anthony Newley.
Rodrigo de Oliveira
Departamento de cinema do Olho Historico
Nenhum comentário:
Postar um comentário