Como pode um semi-analfabeto, o deputado federal Tiririca, integrar a Comissão de Educação e Cultura da câmara? Como pode, Renan Calheiros, acusado de pagar pensão alimentícia com dinheiro de uma empreiteira, ser membro do Conselho de Ética? Como pode, a chefe da Polícia Rodoviária Federal ter sua carteira nacional de habilitação apreendida por excesso de multas? E, não menos odioso, como pode, Delúbio Soares, protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, o mensalão, dar aulas de Ética Política em Goiás? E, mais revoltante, como pode, uma diretora de escola na cidade (ou grande amontoado de casas?) do Novo Gama, com mais de 90 mil habitantes, deixar a cozinha onde serve a merenda escolar ser infestada por gatos, ratos, baratas e mosquitos?
Resposta:
Ao ver no Mato Grosso do Sul, um repórter da TV Globo com uma câmara escondida, numa enorme fila para receber o seguro desemprego e perguntar a um pedreiro, porquê o mesmo não vai para a Fundação Social do Trabalho, que tinha uma fila menor ao lado, e ele dizer "Por que lá eles dão emprego"
E, não menos bizarro, o repórter fazer a mesma pergunta a um montador de móveis e ele responder "Lá é (confirmando que a fila é menor), mas lá encaminha direto para o emprego, se tiver vaga."
Talvez aí, vindo de nós próprios brasileiros, reside os desmandos, a corrupção e a coadunação entre público e privado nas repartições. Todas essas contradições que ocorrem no país, ao mesmo tempo que vem de cima para baixo, emerge de baixo para cima. Parece que a pirâmide social, no que diz respeito à ética e a seriedade, conseguiu chegar finalmente num equilíbrio. Nesse quesito não há disparidades e a mesma acaba ocorrendo somente no meio econômico, onde os pobres continuam mais pobres e os ricos, mais ricos.
Benelci Pereira da Silva
Depto Econômico do Blog Olho Histórico.
Como diria o filósofo Gabriel o Pensador " até qdo vc vai levando porrada, até quando vai ser saco de pancada". Viva o povo brasileiro!!!!
ResponderExcluirComo é triste ver a ilusão do povo brasileiro em que um dia o país irá mudar, mas não percebem que um pouco dessa mudança está em suas próprias mãos. A cultura desse povo de não explorar e lutar por uma política melhor com o direito que lhe é dado através da eleição, faz com que sejam acomodados, não exigindo seus direitos e nem cumprindo seus deveres, será que isso irá mudar algum dia? E o país?
ResponderExcluirObs: Benelci parabéns pelo seu texto e pelos assuntos tão polêmicos abordados.
Michelle Souza
A frase " O Brasil é o país do Futuro" foi uma ideologia cemina no ceio da massa, é uma expressão passada de geração em geração ao longo do tempo nunca esteve tão atual; como poderemos ser um país do futuro ? investindo tão pouco na educação, acredito que diante do contexto atual ainda ouviremos por muito tempo " O Brasil é o país do futuro". Iracir Holanda.
ResponderExcluir"O Brasil nao tem Povo, o Brasil tem Publico"
ResponderExcluirCarlos Felippe C Espíndola